28 de fevereiro de 2012

Vidros das janelas do Banco do Brasil em Altinho foram depredados

Na manhã de hoje ao chegar ao Banco do Brasil de Altinho funcionários e clientes se depararam com fragmentos de vidros espalhados por toda parte da Agência, no chão também havia pedaços de tijolos, que fora provavelmente uzados pelos autores do fato para atingir o vidro. Até onde se sabe nada foi subtraído do recinto e não há nehuma informação dos autores.

Cursos técnicos gratuitos são oferecidos em 15 cidades de PE

São 33 cursos e 4.132 vagas para estudantes da rede pública ou bolsista.
Pré-matrículas devem ser feitas a partir desta quarta até o dia 9 de março.


Secretário de Educação, Anderson Gomes, anunciou vagas do Pronatec (Foto: Katherine Coutinho/G1) 
Secretário de Educação, Anderson Gomes, anunciou vagas (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O Serviço Nacional de Ensino e Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão) se únem à Secretaria de Educação de Pernambuco para levar para quinze cidades do estado cursos técnicos gratuitos. No total, são 33 cursos e 4.132 vagas oferecidas para os estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio da rede pública ou para aqueles que estão na rede privada, mas tem bolsa de 100%.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), na sede da Secretaria de Educação, no bairro da Várzea, no Recife. Os cursos serão oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que visa expandir, interiorizar e democratizar cursos de educação profissional no país. As pré-matrículas devem ser feitas em uma das dezoito escolas que funcionarão como polo a partir desta quarta-feira (29) até o dia 9 de março.
A seleção é por ordem de inscrição, sem necessidade de fazer provas. "Nesse momento o que está se procurando em conjunto é a identificação do jovem do ensino médio com um curso profissional. A gente espera que essa seja a criação de novas oportunidades. A gente está com um diferencial agora, ele pode ir para o ensino superior, para o mercado de trabalho, já com uma qualificação mais consistente", afirma Lígia Leite, diretora Regional do Senac.
Apenas um dos cursos ofertados possui exigência além da escolaridade. "No curso de técnico em enfermagem existe a exigência do conselho da área, que é o estudante ter no mínimo dezoito anos. Nos outros, apenas comprovação de estar cursando o 2º ou 3º ano", explica Lígia.

Secretário de Educação se reuniu com entidades (Foto: Katherine Coutinho/G1) 
Secretário de Educação se reuniu com entidades
 (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O IFPE conta com 60 vagas disponíveis, o IFSertão com 278, Senac com 1.414, enquanto o Senai oferta 2.380 vagas. "É importante que o aluno busque uma identificação com o curso, procure conhecer o perfil, o mercado de trabalho, as oportunidades", lembra Cristiane Conde, pró-reitora de extensão do IFPE.
As vagas são para as cidades de Altinho, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Ouricuri, Paulista, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Timbaúba e Vitória de Santo Antão. "São ofertas em todo o estado. Os cursos são ligados às necessidades e potencialidades de cada região", afirma Lígia.
Entre os cursos estão contabilidade, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, enfermagem, estética, guia de turismo, informática, logística, produção de moda, redes de computadores, secretariado, segurança no trabalho, telecomunicações e vestuário. “Esses cursos já são os tradicionais, eles têm o diferencial de atender tanto a oferta quanto a demanda. São todos cursos necessários para o momento que o estado de Pernambuco vive. São cursos já bem consolidados por essas instituições”, diz o secretário de Educação Anderson Gomes.
Cada estudante pode fazer um curso técnico, que tem no mínimo 800 horas e vão até 1.800 horas. “Por isso, esses cursos são para alunos de 2º e 3º anos. Os do 2º ano podem fazer os de 1.800 e os do 3º os de 800”, detalha o secretário. Esses cursos vem atender a necessidade que o estado está passado. “Nós sabemos que é uma deficiência que está sendo resgatada. Já temos 15 mil, com essas 4 mil vagas, nós vamos ter 19 mil estudantes de nível médio no estado fazendo curso técnico”, afirma Gomes.
O aluno terá os mesmo direitos daqueles que passaram pela seleção convencional para os cursos técnicos. "Eles terão direito a todo o material didático, visitas técnicas, laboratórios. Os alunos do Pronatec serão como os outros das escolas parceiras, com os mesmos direitos", ressalta Claudia Orvain, gerente da divisão de Educação Profissional e Tecnológica do Senai.
Os candidatos precisam também pensar com atenção a escolha de cursar, uma vez que ele continua o curso normal e faz o técnico na escola parceira em horário diferenciado, sem chance de trocar de curso. “A demanda está muito grande, as empresas que estão chegando a Pernambuco e já estão instaladas precisam de mão de obra. Ao longo do ano, já vamos diagnosticar as demandas para que os estudantes quando cheguem no período de estágio já estejam alocados em empresas onde podem ser potencialmente contratados”, conta.
As aulas de alguns cursos começam ainda em março. “Caso as vagas não sejam preenchidas, vamos fazer uma segunda chamada, mas acredito que não vamos precisar”, diz o secretário Gomes. Todo o material didático será fornecido aos estudantes, que também vão contar com apoio para lanche e deslocamento para assistir as aulas.
Mais vagas estão sendo planejadas também para o segundo semestre. “Nós estamos abrindo para o segundo semestre mais onze escolas técnicas. Nós teremos neste ano 25 escolas estaduais operando em Pernambuco, teremos muito mais cursos sendo oferecidos, inclusive mais vagas para o segundo semestre”, adianta o secretário.
Para conhecer mais sobre o prefil dos cursos oferecidos, o estudante pode acessar o site da Secretaria de Educação, do Senai, Senac e do IFPE.
No ato da efetivação da matrícula, é necessário levar declaração de matrícula no 2º ou 3º ano em 2012, duas fotos 3x4, cópia e original dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, CPF e histórico escolar do ensino fundamental. Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.pe.gov.br.



Fonte: http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2012/02/cursos-tecnicos-gratuitos-sao-oferecidos-em-15-cidades-de-pe.html