30 de agosto de 2013

Juiz de Altinho declarou cassado o mandato do Prefeito de Agrestina, Thiago Nunes


O Juiz de Altinho, Dr. Adelmo Barbosa da Costa Pereira declarou a cassação do mandato e inelegibilidade por 08 anos do Prefeito de Agrestina, Thiago Nunes e de seu Vice, Josué Mendes,  determinou ainda que o Presidente da Câmara assuma a Prefeitura até a realização de nova eleição.

A sentença foi publicada  no início da tarde de hoje, 30/09 no Sistema de Acompanhamento de Processo do TSE. Da Sentença ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral. Veja abaixo a parte final da Sentença publicada:

"Sentença em 27/08/2013 - AIJE Nº 13985 
JOSÉ ADELMO BARBOSA DA COSTA PEREIRA

ISTO POSTO:

Pelos fatos e argumentos acima expostos, JULGO EM PARTE PROCEDENTES OS PEDIDOS DEDUZIDOS NA PEÇA DE ENTRADA DESTA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL, formulados pela COLIGAÇÃO O DESENVOLVIMENTO VAI CONTINUAR em face dos então candidatos a Prefeito e vice, respectivamente, hoje eleitos THIAGO LUCENA NUNES e JOSUÉ MENDES DA SILVA, qualificados exordial, para CONDENAR os mesmos NA CASSAÇÃO DOS SEUS DIPLOMAS E MANDATOS DE PREFEITO E VICE, ELEITOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS/2012,com fundamento no artigo 41-A, caput, e seu parágrafo 1°, da Lei nº 9.504/97, artigo 39, parágrafo 7°, do mesmo Diploma legal, artigo 9°, parágrafo 4°, da Resolução do TSEn° 23.370/2011, c/c o artigo 22, inc. XIV, da Lei Complementar nº 64/1990.

Em razão da decisão acima e com fundamento no artigo 22, inc. XIV, da LCnº 64/90, DECLARO inelegíveis para os próximos 8 (oito) anos subseqüentes à eleição a que se verificaram os fatos apurados neste processo, os Srs. THIAGO LUCENA NUNES e JOSUÉ MENDES DA SILVA fazendo-se as devidas comunicações após o trânsito desta em julgado.

Por oportuno, em face da Cassação dos Mandatos Eletivos do Prefeito e do seu vice THIAGO LUCENA NUNES e JOSUÉ MENDES DA SILVA, considerando que ambos obtiveram o percentual de 51,25% dos votos válidos na eleição correspondente, DETERMINO que o Sr. Vereador Presidente da Câmara Municipal deste Município, assuma provisoriamente o Comando do Poder Executivo Municipal deste Município de Agrestina - PE., até que novas eleições ocorram para a definição do novo Prefeito e vice constitucionalmente eleitos de forma lícita e democrática pelo povo."



Além dos Processos Eleitorais de Agrestina o Juiz Dr. Adelmo Barbosa da Costa Pereira é responsável pelo julgamento dos processos contra o atual Prefeito de Altinho, Aílson Oliveira. 
São 08 (oito) Ações de Investigação Eleitoral com Pedidos de Cassação de Diploma e Declaração de Inelegibilidade por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio, retenção de documentos, distribuição de cestas básicas, camisas e dinheiro, bem como um Processo na Justiça Comum sob o nº. 664.11.2012.8.17.0180 referente ao o suposto atentado à bala tido como forjado por Aílson, quando ainda candidato, para influenciar no resultado da Eleição em outubro de 2012.


O andamento das ações eleitorais de Altinho também podem ser acompanhado no Sistema de Acompanhamento Processual na página do TRE-PE, através do link www.tre-pe.jus.br. Para facilitar a consulta relacionamos abaixo os números dos Processos em desfavor do Prefeito Aílson Oliveira: