
O treinamento ocorrerá no Colégio Professor Francisco Joaquim de Barros Correia, na Rua Barão de Contendas, Centro. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR. Com a capacitação, a Sec. da Mulher pretende que as artesãs estejam mais preparadas para concorrerem no mercado de comercialização de produtos artesanais. As artesãs vão podre mostrar os produtos durante a exposição dos artesanatos na XIV Fenearte, que acontecerá em Recife entre os dias 04 e 14 de julho.
A gerente de Programas e Ações Temáticas, Alessandra Rios, comenta que a desvalorização e invisibilização do trabalho doméstico realizado por essas mulheres se reproduz também na produção artesanal, por isso a participação das artesãs em espaços públicos de comercialização é de grande importância. “Além de ser um espaço de reconhecimento e divulgação de seus trabalhos, também é um espaço de geração de renda e mesmo que afirmem continuadamente ser pouco, lhes possibilita certa autonomia", disse a gerente.
Além de Altinho, este ano a Sec. da Mulher já iniciou as capacitações nos municípios de Buíque e Orobó, no agreste, Petrolândia, Salgueiro e Serra Talhada, no sertão. O objetivo é atender a um total de 180 mulheres de seis associações/grupos de artesãs do estado. A formação total compreende uma carga horária de 2.400h/a, sendo: 600h/a em Políticas Públicas e 1.800h/a em Qualificação em Design e Gestão do Artesanato.