13 de maio de 2013

“Artesãs empreendedoras” chega em Altinho

Começa nesta terça-feira, 07, em Altinho, no agreste pernambucano, a primeira etapa do projeto Artesãs Empreendedoras, promovido pela Secretaria Estadual da Mulher. Trinta mulheres produtoras de artesanato moradoras do município vão participar de aulas do curso de formação de políticas públicas e consultorias em gestão da produção e design do produto. A capacitação terá uma carga horária de 100 horas/aula e as consultorias 300 horas/aula.

O treinamento ocorrerá no Colégio Professor Francisco Joaquim de Barros Correia, na Rua Barão de Contendas, Centro. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR. Com a capacitação, a Sec. da Mulher pretende que as artesãs estejam mais preparadas para concorrerem no mercado de comercialização de produtos artesanais. As artesãs vão podre mostrar os produtos durante a exposição dos artesanatos na XIV Fenearte, que acontecerá em Recife entre os dias 04 e 14 de julho.

A gerente de Programas e Ações Temáticas, Alessandra Rios, comenta que a desvalorização e invisibilização do trabalho doméstico realizado por essas mulheres se reproduz também na produção artesanal, por isso a participação das artesãs em espaços públicos de comercialização é de grande importância. “Além de ser um espaço de reconhecimento e divulgação de seus trabalhos, também é um espaço de geração de renda e mesmo que afirmem continuadamente ser pouco, lhes possibilita certa autonomia", disse a gerente. 

Além de Altinho, este ano a Sec. da Mulher já iniciou as capacitações nos municípios de Buíque e Orobó, no agreste, Petrolândia, Salgueiro e Serra Talhada, no sertão. O objetivo é atender a um total de 180 mulheres de seis associações/grupos de artesãs do estado. A formação total compreende uma carga horária de 2.400h/a, sendo: 600h/a em Políticas Públicas e 1.800h/a em Qualificação em Design e Gestão do Artesanato.