1 de fevereiro de 2015

BARRAGEM DO MONDÉ – DESPREZADA

Barragem do Mondé - Foto: Gustavo Andrade
“BEBEU DA ÁGUA NÃO VAI ESQUECER...” Ao contrário do que diz o trecho da música “Altinho de braços aberto”, do compositor e cantor altinense Antônio Gomes, quando se trata da Barragem do Mondé localizada entre os Sítios Taquara e Maracujá, no Município de Altinho/PE, o que se vê mesmo é uma prova do esquecimento, abandono e descaso, por parte das autoridades competentes com aquele reservatório que durante anos manteve abastecidas as populações de Altinho e Ibirajuba.

A Barragem do Mondé que possuía cerca de 450 mil metros cúbicos d’água, hoje se encontra tomada por vegetação e lama, com mais de 70% de sua capacidade reduzida. Tornou-se dispensável desde a ampliação do Sistema Camevô, que impede que os moradores da cidade sofram com a falta d’água. 

Portanto, no que diz respeito ao antigo problema do abastecimento da cidade de Altinho, pelo menos por hora, tá resolvido. O problema agora é saber qual vai ser o destino da Barragem do Mondé, que poderia servir pra garantir a subsistência daqueles que vivem da plantação, da criação e da pesca, bem como, serviria para atrair turistas das cidades vizinhas.

Diante das crises hídricas que já passamos e que hoje passam outras regiões do país, desprezar essa fonte d’água é no mínimo uma estupidez, sem falar que é uma questão ambiental.