18 de fevereiro de 2012

Prefeito Sávio Omena constrói Nova Escola em Altinho

Prefeito Sávio Omena constrói Nova Escola de grande porte em Altinho para atender  à rede municipal de ensino.




PAPANGUS, SAIBA QUEM SÃO.

Duas figuras que apareceram na minha porta neste sábado de Carnaval me motivaram a postar um pouco mais sobre sua história:

PAPANGU: No Dicionário do Folclore Brasileiro, Luís da Câmara Cascudo informa que “o termo papangu vem de uma espécie grosseira, assim apelidada, e que, à espécie de farricoco (NR. encapuzado que acompanhava as procissões de penitência tocando trombeta de vez em quando), tomava parte nas extintas procissões de cinzas, caminhando a sua frente, armado de um comprido relho (chicote de couro torcido), com que ia fustigando o pessoal que impedia a sua marcha”.

Papangus de Altinho/PE Sábado 18/02/12

Figura temida, sobretudo pelas crianças, o papangu que puxava as procissões religiosas começou a ser questionado até que, em 1831, foi proibido, através das Posturas da Câmara Municipal do Recife: “Ficam proibidos os farricocos e papangus, figura de morte e de tirano, nas procissões que a Igreja celebra no tempo da Quaresma”. Depois dessa proibição, o termo papangu passou a denominar tudo o que fosse agressivo, grosseiro. Em 1846, circulou no Recife um jornal político, de linha editorial panfletária, sob o título de “O Papa-Angu”. 

Atualmente, como todo bom folião sabe, os papangus são apenas alegres mascarados que enchem as ruas das cidades pernambucanas, nos dias de carnaval. No município de Altinho/PE o Papangu ainda é personagem muito comum no Carnaval. Um ponto negativo desta história é que o cidadão não pode mais sair na feira que é abordado por pessoas que usam essa tradição pra pedir dinheiro.

O prefeito de Altinho-PE Sávio Omena juntamente com os Secretários de Educação, Administração, Agricultura e outros membros de seu governo estiveram em Carnaiba para conhecer o sistema de educação do município que recentemente foi premiado pelo 1º lugar no IDEB.



Anchieta Patriota, Sávio Omena, Orlando José e Simone Omena.


Prefeito Sávio de Altinho/PE e o Prefeito Anchieta Patriota de Carnaiba




O prefeito do município de Altinho-PE Sávio Omena juntamente com os Secretários de Educação do seu município Simone Omena, de Administração Orlando José, o de Agricultura Junior Andrade e outros membros de seu governo estiveram nesta quinta-feira dia 16/02 em Carnaiba para conhecer o sistema de educação do município que recentemente foi premiado pelo 1º lugar no IDEB, a visita foi acompanha pelo prefeito Anchieta Patriota, a secretario municipal de educação de Carnaiba Josefa Rita, e outra pessoas da equipe de governo de Carnaiba, a comitiva do prefeito de Altinho esteve nas escolas COMPLEXO EDUCACIONAL MIGUEL ARRAES, a recém concluída ESCOLA CÔNEGO LUIZ GONZAGA VEIRA DE MELO,  e ainda conheceram a ESCOLA DE MÚSICA MAESTRO ISRAEL GOMES e as obras do CONSERVATÓRIO DE MÚSICA,  o prefeito Sávio Omena teve a melhor das impressões em Carnaiba é prova do excelente trabalho desempenhado pelo prefeito Anchieta Patriota.