3 de junho de 2013

NAZA PÃO COM OVO É ELEITA PREFEITA DE PRIMAVERA

Severina Peixoto, a 'Naza Pão com Ovo', falou sobre o estranho apelido. Ela venceu em Primavera depois que o filho foi impugnado do cargo.
Após eleições realizadas no último domingo (2) em Primavera, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, a prefeita eleita da cidade com 4.226 votos, Severina Moura Batista Peixoto, a “Naza Pão com Ovo” (PRTB), afirmou que tem como plano principal de governo investir na educação e saúde do município. Em entrevista ao G1 nesta segunda-feira (3), Naza, que é professora aposentada e disputou a primeira eleição municipal, contou que quer ver Primavera se desenvolvendo.

"Investir em educação é uma saída; a cidade é carente, não tem nada. Suape fica próximo daqui, quero que os jovens possam trabalhar lá", disse. Ela pretende procurar ajuda do governo estadual para reabrir a maternidade municipal Menino Deus. "Está fechada há muito tempo, desde o primeiro mandado de Galego do Gás", afirmou Naza, referindo-se a Jadeildo Gouveia da Silva, candidato do PR que perdeu as eleições para ela.

O estranho apelido, "Pão com Ovo", ela carrega do filho, Rômulo Pereira, que havia conseguido mais de 50% dos votos válidos nas eleições de 2012, mas teve o registro cassado pelo TRE-PE por compra de votos.

"Em 2004, os adversários dele começaram a chamá-lo assim porque ele era uma pessoa humilde e, quando os trabalhadores rurais chegavam aqui em casa para tomar café da manhã, só tinha para oferecer pão com ovo. Até hoje o café aqui em casa é pão com ovo", contou.

Sobre a cassação do filho, Naza não quis comentar, apenas disse que a oposição não tem do que se queixar com relação a ela. "Sou uma pessoa de bem, pós-graduada em psicopedagia e fui diretora de duas escolas. Me aposentei em 2012", falou. A data da cerimônia de posse do cargo de prefeita ainda não foi marcada, mas Naza acredita que será este mês.

Mais eleições em Pernambuco
Além de Primavera, outra cidade pernambucana disputou novas eleições no último domingo (2). Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, elegeu Eliane Costa (PSL) com 11.426 do total de 21.535 votos registrados pelo TRE-PE.

As cidades de Água Preta e Brejo da Madre de Deus também devem ir às urnas mais uma vez, ainda este ano. “Já está marcado para o dia 7 de julho também em Brejo da Madre de Deus. Quarta-feira passada, o TRE decidiu que Água Preta também terá nova eleição e, tão logo seja comunicado oficialmente, será definida uma nova data dentro dos nossos domingos disponíveis", explica Orson Lemos, assessor da Corregedoria do TRE-PE.

As eleições podem ser canceladas se os candidatos enfrentarem problemas judiciais depois de eleitos. “Quando uma eleição acontece numa cidade e depois se define que o candidato que ganhou teve algum problema judicial, todo o pleito é cancelado, se ele teve mais de 50% dos votos”, diz Lemos.