26 de abril de 2014

ALTINHO A UM PASSO DE TER A PRIMEIRA COMUNIDADE QUILOMBOLA RECONHECIDA

O povoado de Guaraciaba (Cabeleira) recebeu ontem direto de Brasília a visita de uma equipe da Fundação Palmares chefiada pela representante Maria José da Silva, encarregada de conduzir o processo de reconhecimento da primeira Comunidade Quilombola de Altinho.

O objetivo é formalizar a existência destas comunidades, assessorá-las juridicamente e desenvolver projetos, programas e políticas públicas de acesso à cidadania. Mais de 1.500 comunidades espalhadas pelo território nacional já foram certificadas. 

Quilombolas são descendentes de africanos escravizados que mantêm tradições culturais, de subsistência e religiosas ao longo dos séculos. A iniciativa do Projeto partiu do Presidente da Câmara de Vereadores de Altinho Mauro João da Silva em parceria com a Associação daquele Povoado, que tem como Presidente Maria José da Silva (Joyce), ela que é membro do conselho  estadual da Fundação Palmares.

O Vereador Mauro João, a época Coordenador do Conselho de Desenvolvimento Sustentável Rural e Urbano de Altinho, identificou outras comunidades com o perfil quilombola no município, das quais o Sítio Quilombo e a Vila de São José (Cabeça de Negro). Porém só demonstrou interesse de aderir ao projeto o Sítio Quilombo e o Povoado de Guaraciaba.
  





Nenhum comentário: